sábado, 24 de abril de 2010

Afiliação


A Afiliação é a necessidade que o ser humano tem de se relacionar com as outras pessoas.

a afiliação é uma estratégia que nos permite manter algum equilíbrio nas vivências sociais.
São seis as necessidades afiliativas:
1) Vinculação
2)Integração social
3) Certeza restabelecida de valor
4) Sentimento de aliança consistente
5) Obtenção de encaminhamento
6) oportunidade de educação

As relações humanas vistas à luz da teoria da vinculação (Bowlby, 1969) - Esta teoria defende que todas as pessoas criam importantes referenciais humanos de comportamento, normalmente usando os exemplos das pessoas quelhes estão mais próximas. São estes referenciais humanos que nos passam as noções de bem e mal, correcto e incorrecto e todas as outras noções relacionadas com acções comportamentais. A perda de uma desses referências pode desiquilibrar o sistema.

Apesar de a vinculação estar relacionada com uma necessidade biológica do ser humano, a escolha das figuras referenciais está relacionada com a necessidade de segurança emocional e protecção.
Esta necessidade irá durar ao longo da vida pois, durante a sua existência e nas novas vivências, as pessoas têm necessidade de sentir um ponto de conforto, uma base segura (Mary Ainworth, 1989) que lhe sirva de suporte motivacional para o agir e o pensar.
Uma boa base segura, originada numa boa vinculação, produz pessoas seguras e dispostas a enfrentar as novas situações com uma postura confiante e determinada.

Passando esta teoria para um contexto educativo, é muito importante perceber que uma criança quando ingressa numa escola tem de enfrentar um novo contexto que, à partida, lhe é adverso.
A primeira necessidade da criança é a afiliação. Procede à procura de indivíduos com os quais possa estabelecer uma relação de vinculação para se sentir segura.
Nos adultos, procura uma vinculação baseada nas experiências parentais e/ou familiares. Nas outras crianças procura uma vinculação baseada no espelhamento de atitudes e interesses.
Se este processo for bem sucedido, a criança poderá ter um percurso sócio-escolar equilibrado, construído numa boa integração social, com a elevação da auto-estima, noção de interajuda e reciprocidade e a capacidade de lidar melhor com a rejeição.
A falha de apenas uma destas permissas pode desiquilibrar o sistema e não permitir a concretização do processo de forma total.
Pensar no processo de vinculação nestes termos, recorda-me o caso de crianças que gostam de ir à escola mas não gostam de ir às aulas. Aqui se confirma que existe uma vinculação com os pares e não com os adultos.

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