sábado, 24 de abril de 2010

Interdependência, Aceitação e Solidariedade


Nas relações interpessoais, é necessário levar em conta que o ser humano é um ser de afectos.
As relações que mantemos com os outros, a forma como correspondemos aos seus estímulos e o modo como eles reagem ao nosso agir revela que fazemos parte de um sistema complexo de troca de estímulos afectivos. Nós somos um espelho daquilo que nos rodeia e influencia e precisamos de ter em mente, de forma bem clara, que nem todos reagimos aos estímulos da mesma maneira. Perceber a diferença, compreende-la e respeitá-la é um dos caminhos para uma boa relação interpessoal.
As relações interpessoais são uma questão de sobrevivência da espécie. Através delas, os seres humanos estabelecem relações de interajuda que permitem colmatar lacunas mútuas. A flexibilidade é a chave para um relacionamento saudável.

As relações saudáveis são baseadas em três elementos:
1) Interdependência - é um conceito relacionado com a necessidade de afiliação e outros tipos de necessidades de relacionamento.
Baseia-se na ideia de que tudo e todos estamos relacionados uns com os outros e que existe uma necessidade intrínseca de troca mútua de interesses.

2) Aceitação - O processo pelo qual, através do reconhecimento da diferença, somos capazes de as respeitar, permitindo ao outro uma existência diferenciada mas tranquila, sem qualquer tipo de manipulação de ambas as partes.
Por vezes, a aceitação da diferença permite-nos olhar para a nossa realidade de uma outra forma, o que nos poderá trazer mais conhecimento, experiência e flexibilidade em relação à vida.
A aceitação, em oposição à intolerância, é a base de uma relação baseada no respeito mútuo. Aceitando a diferença, permitimos ao outro tornar-se mais confiante.

3) Solidariedade - Ser solidário é estar disponível para ajudar os outros de forma permanente e altruísta.

Sem comentários:

Enviar um comentário