sábado, 24 de abril de 2010

Interaccionismo Simbólico e Escola de Palo Alto


Comunicação é o nome que se dá ao modo como o ser humano interage com os outros e revela as suas atitudes de agrado e desagrado, pertença e não pertença.

Da Escola de Palo Alto saíram os axiomas onde, de acordo com os seus seguidores, está ancorada a comunicação: é impossível a não comunicação, pois mesmo a ausência de comunicação é significativa de alguma coisa, todo o tipo de manifestação humana é sinónimo de interacção; existe sempre um aspecto de conteúdo e relação no acto comunicativo; a natureza de uma relação assenta no quadro de referências que os interlocutores fazem uns dos outros; a comunicação pode ser digital ou analógica; as trocas comunicacionais podem ser simétricas ou complementares, conforme se baseiem na igualdade ou na diferença.

Do Interaccionismo Simbólico surge a ideia que todas as interacções são sustentadas por uma carga simbólica e que é na interpretação desses símbolos que se forma o mundo social, regulado por regras de convivência mútua e atitudes comportamentais. A linguagem, seja ela de que tipo for, é o modo como os indivíduos expressam os seus símbolos, percepcionados e manipulados pelo pensamento. É a interpretação do significado dos símbolos que determina a acção. Símbolos, linguagem e pensamento são os três princípios fundamentais do Interaccionismo Simbólico.

Em contexto escolar, existe a tendência para um certo desequilíbrio nas relações interpessoais tanto professor/alunos como entre os pares. Esta tendência não é exclusiva deste contexto e parece-me inata a todos os tipos de contexto.

A expressão popular “saber viver e conviver” é reveladora da necessidade de um comportamento transaccional equilibrado baseado na ideia que todos somos diferentes e que fazemos parte de um contexto de interacções simbólicas que não são percepcionadas do mesmo modo por todos os actores contextuais.

A importância da aceitação dos papéis é o primeiro passo para uma boa interacção. Todos nós temos uma imagem a ‘passar’ e queremos manter uma determina actuação social, isto é, temos de agir de acordo com as expectativas que os outros têm de nós, de modo a não os desiludir. Somos todos actores sociais.

Um professor deve ter consciência do tipo de sinais que deve comunicar aos alunos, mostrando-lhes, ao mesmo tempo que existem limites comunicacionais que devem ser respeitados por ambas as partes de modo a evitar o conflito. O mesmo se aplica aos alunos.

Como vivemos em sociedade, temos de perceber que todo o tipo de comportamento interactivo é uma actividade dirigida e é interpretado pelo outro de acordo com as suas percepções e sensibilidade, tendo sempre em conta os contextos em que essas interacções acontecem. E mesmo em contextos onde existem códigos comunicacionais comuns, como por exemplo a sala de aula, é necessário ter em mente que existem outros contextos exteriores, inerentes às vivências sociais e culturais dos interlocutores (a que Bateson chama trocas circulares) a interferir e que podem distorcer o objectivo da comunicação.

Em suma, comunicar é um acto pessoal, social e cultural.

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