Este blogue constitui o meu portfólio virtual da Unidade Curricular Relações Interpessoais, Agentes, Intencionalidades e Contextos Educativos.
sábado, 24 de abril de 2010
Relacionamento em Contexto Escolar
Em contexto escolar, o equilíbrio das relações entre os alunos e professores é uma das pedras basilares para uma boa gestão do processo ensino/aprendizagem.
Neste processo, há a necessidade de se estabelecerem laços de confiança, interajuda, partilha, aceitação e respeito entre ambas as partes e para consigo mesmos.
Gostaria de salientar que o equilíbrio nas premissas de um bom relacionamento não é só da competência do aluno.
Se, por um lado, os alunos precisam de ser contextualizados, vinculados, afiliados e de sentir que são aceites e apoiados pelos diversos contextos existentes na escola, os professores, por outro lado, para conseguirem concretizar a sua missão vinculativa de uma forma positiva também precisam de se sentir vinculados, contextualizados, afiliados, aceites, capazes de lidar com a rejeição e as adversidades, serem flexiveis e solidários.
O equilíbrio da sua actuação em contexto escolar está dependente do equilíbrio nos outros contextos da sua vida. Os seus sucessos e fracassos dependem do modo como consegue gerir e diferenciar as suas actuações e não deixar que os aspectos menos bons influenciem a sua actuação nos outros contextos.
A falta de equilíbrio nos relacionamentos provoca a rejeição das partes ou a auto-rejeição, em contextos mais graves.
Em resumo, sendo a escola um contexto existente numa fase tão importante no desenvolvimento das crianças e jovens, é necessário que ela contribua de forma desejável para a criação de indivíduos socialmente equilibrados e portadores de uma capacidade de socialização flexível e de respeito mútuo.
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