Existe uma forte relação, de acordo com Vygostky, entre contexto cultural e desenvolvimento psicológico.
Embora pareça claro numa primeira abordagem, questiono-me se será assim tão linear.
Faço referência a um caso concreto de um aluno meu. O V. foi retirado à família biológica com 3 anos de idade e entregue a uma família de acolhimento cujo patriarca é pessoa de bem e alto estatuto social, económico e cultural da nossa sociedade.
Foi criado e educado com os filhos biológicos do tutor e construiu referências familiares e sociais com o grupo.
Hoje, com 18 anos, V. é um jovem que, apesar de estar inserido num contexto cultural extremamente rico, apresenta uma imaturidade inadequada à sua idade e vivências e uma falta de motivação para a aquisição de saberes e competências que o possam ajudar a construir um projecto de vida.
Em contexto escolar, e como aluno de um curso profissionalizante que inclui uma componente de formação prática bastante elevada, o V. apresenta um elevado nível de absentismo e atitudes não adequadas ao contexto.
Em suma, V., apesar de estar inserido em contextos com um potencial algo elevado, no sentido de influenciar positivamente o processo de aprendizagem, não revela vontade nem aptidão para ser responsável pela realização das actividades que o ajudarão a construir o seu próprio saber.
Ele possui as ferramentas mas não as utiliza correctamente a seu favor.
Embora pareça claro numa primeira abordagem, questiono-me se será assim tão linear.
Faço referência a um caso concreto de um aluno meu. O V. foi retirado à família biológica com 3 anos de idade e entregue a uma família de acolhimento cujo patriarca é pessoa de bem e alto estatuto social, económico e cultural da nossa sociedade.
Foi criado e educado com os filhos biológicos do tutor e construiu referências familiares e sociais com o grupo.
Hoje, com 18 anos, V. é um jovem que, apesar de estar inserido num contexto cultural extremamente rico, apresenta uma imaturidade inadequada à sua idade e vivências e uma falta de motivação para a aquisição de saberes e competências que o possam ajudar a construir um projecto de vida.
Em contexto escolar, e como aluno de um curso profissionalizante que inclui uma componente de formação prática bastante elevada, o V. apresenta um elevado nível de absentismo e atitudes não adequadas ao contexto.
Em suma, V., apesar de estar inserido em contextos com um potencial algo elevado, no sentido de influenciar positivamente o processo de aprendizagem, não revela vontade nem aptidão para ser responsável pela realização das actividades que o ajudarão a construir o seu próprio saber.
Ele possui as ferramentas mas não as utiliza correctamente a seu favor.
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