Como trabalho final desta Unidade Curricular, foi proposto a elaboração de um Projecto de Intervenção para a Promoção de uma Cultura de Convivência, num Contexto Educativo Específico.
Como exerço a minha profissão numa Instituição essencialmente dedicada ao acolhimento, educação e formação de jovens em risco de exclusão social, não me foi difícil encontrar um caso a ser trabalhado. São tantos os que por lá existem...
É prática dos agentes educativos desta escola a mediação de conflitos. Aliás, são mais os momentos de gestão comportamental e educação dos que os de ensino propriamente dito.
Um projecto de intervenção é sempre uma incógnita. Quem o elabora rodeia-se sempre dos melhores objectivos, das mais amplas perspectivas, de um empenho dedicado e altruísta. No entanto, a sua aplicação pode resultar num ideal que se desfaz a qualquer instante.
Este tipo de projecto necessita da colaboração de todos os seus intervenientes, principalmente do visado e do seu contexto social, isto é, o aluno e a sua família. E, normalmente, é por aqui que se quebra o fio condutor do sucesso do projecto.
O projecto que apresento é ambicioso, principalmente porque envolve um largo número de alunos e suas famílias, numa perspectiva de interacção com a escola a que a nossa cultura social e escolar não está habituada. Mas, evitando uma perspectiva derrotista, quero acreditar que poderá resultar, mesmo que lenta e progressivamente.
Foi importante para mim criar este projecto porque, mais do que uma contextualização dos conhecimentos adquiridos através das actividades elaboradas nesta Unidade Curricular, é o pôr em prática uma acção que deseja contribuir para o bem-estar de uma comunidade e ajudar os alunos (e quem sabe as suas famílias) a serem cidadãos mais participativos socialmente e a contribuirem para uma cultura de convivência onde impere a igualdade e a tolerância.
Sem comentários:
Enviar um comentário