sábado, 17 de julho de 2010

Conflito


1. Conflito – Visão Tradicional vs Visão Actual
Tradicionalmente, os conflitos eram vistos como um mal a evitar. A inexistência de conflitos num grupo ou organização eram encarados como um sinal de competência.

A técnica residia em saber evitar o conflito de forma sistemática, e não no facto de o saber negociar. Isto acontecia porque os conflitos não eram bem tolerados e, caso surgissem, pontualmente, eram eliminados com base no poder e na autoridade.

Esta visão tradicional de conflito pressupõe:

* Que os conflitos são o resultado de comportamentos de alguns indivíduos indesejáveis;
* Que o conflito está associado à cólera, à agressividade, à batalha física e verbal, à violência, a sentimentos e a comportamentos basicamente negativos e prejudiciais.


É evidente que muitos dos conflitos têm efeitos negativos e prejudiciais, mas esta visão tradicional é inadequada e superficial.

A visão actual de conflito defende que o desacordo pode proporcionar uma maior exploração de sentimentos, de valores, de atitude e de pontos de vista, favorecendo a expressão individual e a busca de melhores decisões.


2. Conflitos Interpessoais

Os conflitos interpessoais podem surgir por razões de diferenças individuais, entre outras.
As diferenças de idade, de sexo, de atitudes, étnicas, de crenças, de valores e de experiências contribuem para que as pessoas vejam e interpretem as situações de diversas e variadas maneiras. Nas situações onde se realce as diferenças individuais, as situações de conflito são inevitáveis.


3. Identificar as formas de tratar um conflito

Os conflitos devem ser enfrentados e resolvidos eficazmente.
Para que isso aconteça, deve-se:

- Diagnosticar a natureza do conflito;
- Envolver-se no confronto;
- Escutar;
- Resolver o problema.

3.1. Diagnosticar a natureza do conflito

O primeiro passo para a resolução do conflito é detectar o problema interpessoal e enunciá-lo. É a chamada clarificação do problema.


3.2. Envolver-se com confronto

As partes envolvidas no conflito têm de se confrontar, pessoalmente ou com o auxílio de mediação. Tem de haver disponibilidade de todas as partes, bem como vontade de se empenharem na resolução do mesmo.
Nesta fase, é necessário que ambas as partes exponham o que as afronta.


3.3. Escutar

As partes envolvidas no conflito têm de se ouvir mutuamente. A escuta implica atenção às mensagens transmitidas, aos sentimentos e emoções das partes, aos índices não verbais e ao contexto.
Escutar implica deixar de pensar no seu ponto de vista e compreender o ponto de vista do outro para que se possam negocias as soluções satisfatórias.

3.4. Resolver o problema

Nesta fase, todas as soluções devem ser apresentadas, ponderadas e consideradas. Deverá tentar-se que as partes envolvidas manifestem uma atitude de abertura de modo a compreenderes as implicações positivas e negativas de cada uma das soluções.
Para terminar, deve-se escolher as soluções que satisfaçam os interesses de ambas as partes.


Fonte:
FACHADA, M. Odete (2003). Psicologia das Relações Interpessoais – 1º Vol. (6ª Ed.). Amadora: Edições Rumo

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