terça-feira, 20 de julho de 2010

Reflexão - Tema 1 - Debates sobre Relações Interpessoais

Neste tema foi proposta a abordagem dos conceitos de Afiliação, Aceitação, Reciprocidade, Interdependência e Rejeição, através de uma pesquisa bibliográfica. Foi ainda pedido o registo de atitudes de aceitação, reciprocidade, interdependência e rejeição.
Este tema foi, para mim, um tema difícil de abordar. Este facto prendeu-se por eu não ter o domínio da área em estudo. Os conceitos sugeridos fazem sentido, mas necessitam de relacionamento com outros temas da área que, reconheço, não são do meu conhecimento.
A bibliografia sugerida torna-se densa porque nos força a uma pesquisa exaustiva sobre cada um dos conceitos apresentados, o que se revela difícil quando não estamos dentro do campo de reflexão pretendido.
Mesmo assim, com alguma dificuldade, consegui relacionar os conceitos estudados com casos de vida real, no meu cenário escolar específico, e obter uma perspectiva global, conseguida essencialmente a partir da relação estabelecida entre os conceitos e a observação da prática diária.
Apesar da dificuldade encontrada, considero que este tema me serviu de pedra basilar para compreender as conexões apresentadas nos temas seguintes.

Sem comentários:

Enviar um comentário